Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me
Bem vindos! Welcome! Bienvenido! Benvenuto! Bienvenue! Willkommen! 歓迎! الترحيب! 歡迎! ! !

Clique e ajude a salvar vidas!!! Incentive a participação diária desta campanha !

A Primeira rede social totalmente Feminina

A Perfeição Imperfeita

Desde pequena sempre fui ao armazém ( como eram chamados os mercados antigamente), com minha mãe fazer a despesa pra casa.
Quase tudo que comprávamos era vendido solto, a granel,biscoitos, açúcar, arroz,feijão,etc.…

a granel
A granel
Os saquinhos onde eram pesados e colocados os alimentos eram de papel, o açúcar era cristal,nada de refinado,os biscoitos podíamos misturar recheados e sem recheio, tudo no mesmo saquinho, se quiséssemos…
Os ovos, quem não tinha não criava galinhas no quintal, ia à “venda” ( espécie de mercadinho perto de casa), e pedia meia dúzia, uma dúzia,dependendo do que ia fazer.
Tudo tão simples, o leite era só deixar o litro vazio e limpo no portão e quando levantava pela manhã, lá estava o leite e o pão fresquinhos.Ninguém roubava seu leite nem seu pão,se não pegava do leiteiro, ia à venda e comprava o quanto podia ou queria, um litro, meio litro.
ahhh, podia comprar meio filão ou meia bengala de pão, porque não tinha pãozinho francês,só tínhamos bengala que era um pão comprido e um pouco mais fino que  o filão que era mais curto e mais gordinho.
Não existiam as sacolas plásticas, que já serviram tanto a todos nós e agora são vilãs contra o meio ambiente, não existiam prazos de validade pra você comer o ovo que tinha em casa,porque nem geladeira a gente tinha, os ovos ficavam em uma “galinha” feita de arame em cima da mesa ou do armário,eram enfeites úteis.Hoje em dia os ovos têm prazo pra você comer e por incrível que pareça, se passar daquele dia, não é que o bendito ovo apodrece mesmo?
Por que será?As galinhas antigas faziam o quê que os ovos não apodreciam?
Nunca ouvimos falar em salmonela,corríamos descalços por chão de terra batida,”tropicávamos” caía a unha,e nem ao médico íamos.sarava em casa mesmo.
Uma vez lembro que destronquei o braço ( quer dizer, uma luxação), e foi curado com erva de santa Maria.Minha mãe amassava bem a erva, colocava num pano, enrolava no meu braço e fazia uma tipóia com uma fralda.Pronto.Nem torto ficou,é perfeito.
Remédio pra vermes, pra diarréia,era só pegar no quintal.
E não é dizer que eu seja tão velha assim.
Quando quiseram modernizar tudo, deixar tudo bonitinho,leite em saquinhos,pasteurizado, açúcar em sacos (ainda de papel),mas fechados , vendidos apenas em sacos de um e de cinco quilos, já começaram a tirar da gente o direito de escolher comprar apenas o que podíamos,o necessário no momento.Ou era tudo ou nada.
As crianças de hoje, não sabem o que é bambolê,amarelinha,escravos de jó,não sabem o que é colocar os sapatos da mãe,encher uma carteira velha com folhas de mato, fingindo ser dinheiro e chamar a amiga de comadre, fingir que vai levar a filha ao médico, fazer guerra de mamona,(será que sabem ao menos o que é mamona?).
Sinto saudades desse tempo.Todos se conheciam, se cumprimentavam na rua,nas noites de calor sentavam na calçada pra jogar conversa fora até tarde da noite, que era mais ou menos umas 21:00 horas.
Bom,mas o tempo passou, nada voltará a ser como antes, tudo o que consumimos vai continuar com prazos de validade cada vez menores,a água do planeta desaparecendo,o ar cada vez mais rarefeito e assim por diante.
Pois é, o homem quis ser perfeito e destruiu a perfeição que Deus já tinha nos dado de mão beijada.
Agora aguenta!!!
Quando pensei em escrever um post, minha ideia era falar sobre os prazos de validade dos produtos,principalmente os ovos, o quanto tudo isso parece inverossímel para quem já viveu sem batedeira,microondas,máquina de lavar,etc.
Mas, c’est la vie!!!
Se o homem chegou à Lua, já estão quase dentro de Marte,se vaza petróleo no mar que está tomando todos os oceanos e ninguém faz nada…Prazo de validade é só um mero quesito nas modernidades do mundo de hoje.Saudosismo perde o sentido.
Bom, espero que leiam, entendam meus pontos de vista e deixem seus comentários concordando o discordando do que foi exposto.
Obrigada e um forte abraço.
Technorati Marcas:


0 comentários:

Postar um comentário

Críticas são bem vindas,desde que construtivas,para evolução do blog,e minha própria.Seja criativo e tenha dicernimento.
Deixe seus comentários,suas críticas,elogíos,e assim que possível, responderei.Obrigada.

Loucos por Museus

Quer saber como está sua Energia Hoje?

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios