Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me
Bem vindos! Welcome! Bienvenido! Benvenuto! Bienvenue! Willkommen! 歓迎! الترحيب! 歡迎! ! !

Clique e ajude a salvar vidas!!! Incentive a participação diária desta campanha !

A Primeira rede social totalmente Feminina

Paneleiras de Goiabeiras

11022010227 11022010222 11022010224 11022010225

As paneleiras de Goiabeiras, como elas mesmas se auto denominam, são a cara do Espírito Santo. Elas são um dos principais símbolos da cultura capixaba.
Essas mulheres tiram o barro do barreiro na jazida do Vale do Mulembá e colocam ali toda sua experiência na fabricação de panelas maravilhosas.
Esse ofício é um legado das culturas tupi-guarani e Una, é uma tradição repassada pelas artesãs de geração em geração.
O fabrico das panelas se dá em várias etapas: 1º Extração da Argila (os homens recolhem a matéria prima) 2ºModelagem,3ºPrimeira secagem,4ºRaspagem, 5ºAçoite (pintura),6º Queima e finalmente 7º etapa Polimento e sacagem final.
Da casca da RHYSOPHORA mangle, extrai-se a casca popularmente denominada mangue vermelho,com que é feita a tintura impermeabilizante de tanino, que se pintam as panelas quando quentes, com a chamada vassourinha de muxinga.
As paneleiras de Goiabeiras são artesãs engajadas, se orgulham de seu trabalho e , principalmente a partir da década de 80, lutam lutam pela perpetuação de seu afazer.Suas lutas resultaram na fundação da Associação das Paneleiras , no selo de autenticidade entre outras.
Em 20 de dezembro de 2002,a título inédito ,o OFÍCIO - fazer panelas de barro , foi inscrito no Livro do Registro dos Saberes, volume primeiro do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN.Hoje, o ofício está reconhecido nacionalmente como um Bem Cultural de Natureza Imaterial e titulado como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Essa iniciativa demonstra um desejo de imortalizar uma prática e torná-la valorizada e reconhecida nacionalmente.Segundo o IPHAN, o Registro do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras tornou-se realidade por ser uma prática que tem características únicas no país, que difere de eventuais práticas semelhantes.Desta forma, possui relevância cultural em âmbito nacional.
As panelas de barro das Paneleiras de Goiabeiras são um dos elementos essenciais das moquecas de peixe, de frutos do mar e da torta capixaba.Esses pratos da culinária regional são divulgados pelas paneleiras por serem típicos da culinária capixaba, sendo reconhecidos pela literatura gastronômica como a mais brasileira das cozinhas, por reunir e mesclar elementos das culturas indígenas, africana e portuguesa.
Paneleiras de Goiabeiras,sinônimo de tradição luta e arte.
Esse é o selo de autenticidade das Paneleiras de Goiabeiras .

encarte paneleiras selo paneleiras
O texto que acabo de postar foi retirado do encarte acima , com texto de Lucy Karla Mizael e Sônia Mazzoco (turismólogas).

PS:Quando tiver oportunidade, visitem o galpão das Paneleiras de Goiabeiras.Eu trouxe panelas pra td mundo.Não percam a receita de moqueca no CG.

0 comentários:

Postar um comentário

Críticas são bem vindas,desde que construtivas,para evolução do blog,e minha própria.Seja criativo e tenha dicernimento.
Deixe seus comentários,suas críticas,elogíos,e assim que possível, responderei.Obrigada.

Loucos por Museus

Quer saber como está sua Energia Hoje?

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios