Home RSS Feed Siga-me Siga-me Escreva-me
Bem vindos! Welcome! Bienvenido! Benvenuto! Bienvenue! Willkommen! 歓迎! الترحيب! 歡迎! ! !

Clique e ajude a salvar vidas!!! Incentive a participação diária desta campanha !

A Primeira rede social totalmente Feminina

Quer saber como se diz em Hindi?

Eu sempre adorei estudar "línguas".Na "minha época", na 5º série a gente aprendia francês e só depois da 6º série vinha o inglês.E eu sempre gostei bastante de aprender.Tanto que o pouquinho de ingles que eu "acho" que sei , aprendi por curiosidade,por ver uma palavra e ir procurar saber o que significava.E agora não está sendo diferente com o indiano , desde que começou a novela Caminho das Índias,pois que acho bonito o sotaque,as expressões,aí resolvi "fuçar um cadim e descobrir algumas palavras.Além das palavras , encontrei um pouco da história dos Hindis , e vou colocar aqui para vocês , que como eu se interessam por outras culturas.

"Durante milhares de anos , o Sanskrit foi a língua da elite indiana , sendo nessa que os livros épicos e sagrados foram escritos. O Hindi, actualmente falado por mais de 500 milhões de pessoas , não passava dum dialecto pertencente ao povo. Entre as duas camadas sociais , o diálogo era , quase , inexistente. Os Brahmins, classe sacerdotal e a mais importante no sistema de castas , detinham todo o poder espiritual e cultural. Os Xatriyas, classe nobre e guerreira, governavam o país. Restam duas classes, a dos Vaixya/Vaixravas e Xúdras , respectivamente , comerciantes e servos , que não tinham qualquer estatuto nem poder de decisão.

Foi no decurso da conquista Muçulmana que tanto Brahmins como os Xatriyas ao se confrontarem com as conversões generalizadas das classes mais baixas ao Islamismo , sentiram necessidade de diálogo e duma maior aproximação , afim de não verem esbater a sua influência. Surge , então , a obrigação de transformar o Hindi numa língua, uma vez que não era possível ensinar o Sanskrit às castas baixas. Foi assim que ganhou o estatuto de língua, que se foi enriquecendo gradualmente , recebendo até palavras provenientes do Sanskrit. Em semelhança, proceder-se-á da mesma forma com a chegada dos Muçulmanos na Índia. A sua língua oficial era o Árabe, posteriormente passa a ser o Persa. Estes , em vez de “impingirem” a sua língua , (que continuava oficial na corte,) na sociedade indiana , optam por aprender Hindi e enriqueceram-no com as palavras de ambas as línguas. Mais tarde , com a ocupação Inglesa , a língua recebe as palavras inglesas. Resumindo , o Hindi é composto por Sanskrit , Persa , Árabe e Inglês entre muitas outras línguas existentes ou extintas.

Esta língua , enquanto falada tanto por Hindus como por Muçulmanos , apresenta poucas diferenças. Mas na escrita são empregues alfabetos diferentes. Os primeiros usam o alfabeto Devanaagri (escrita do Deus) e os Muçulmanos , utilizam o alfabeto Árabe , sendo este Hindi conhecido por Urdu".

Deu vontade de viajar?Então aprenda como se diz algumas palavras em Hindi.



Pai: pitajee Mãe: maa (or) maa-ta-jee

Avô: daa-daa-jee Avó: daa-dee-maa

Irmão: bhaa-e Irmã: ba-hen

Irmã maior: bhai-ya Irmã pequena: cho-tee ba-hen

Irmã maior: dee-dee ( site dá as duas formas para irmã maior)

Irmao pequeno:cho-ta bhaa-e

Filho: bae-ta Filha: bae-tee

Neto: po-ta Neta: po-tee

Esposo: pa-tee Esposa: pat-nee





Oi: Namaste Por favor: Please

Obrigado: Shukhriya Sinto muito: Maaf kijiye

Por favor: Kripaya (2 formas de falar) Está bem, ok: Theek hai


Serão misitradas doses homeopáticas.Voltarei com mais.Aguardem!!!




Fonte:ilnova.fcsh.unl

1 comentários:

Anônimo disse...

kkkk, interessante.
eu fico prestando atençao nessa nova novela -caminho das indias- pra ver se consigo "pegar" alguma expressao legal.

*quanto ao parceiros deslizantes, o código q tenho é meio complicado. Mas vou ver se te passo em breve.

tchauzinho =)

Postar um comentário

Críticas são bem vindas,desde que construtivas,para evolução do blog,e minha própria.Seja criativo e tenha dicernimento.
Deixe seus comentários,suas críticas,elogíos,e assim que possível, responderei.Obrigada.

Loucos por Museus

Quer saber como está sua Energia Hoje?

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios